quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Indicação de Site

Gostaria de indicar o site do Observatório da Juventude - UFMG, nele além de conhecer o programa, você também tem acesso a diversos artigos sobre a temática juventude.

O Programa “Observatório da Juventude da UFMG”, iniciado em 2003, situa-se no contexto das políticas de ações afirmativas, apresentando uma proposta de extensão articulada com ações de pesquisa e ensino em torno da temática educação, cultura e juventude. Em 2007, o programa desenvolveu três projetos contando com bolsistas da PROEX: o Projeto Estudos e Pesquisas em Juventudes (SIEX 29286), o Projeto Fórum de Entidades e Movimentos Juvenis da Região Metropolitana de Belo Horizonte (SIEX 29288)) e o Projeto Diálogos da Juventude: Possibilidades de Interlocução entre os Jovens e a Escola (SIEX 29282).

No âmbito do Projeto Estudos e Pesquisas em Juventudes foi desenvolvido o Grupo de Estudos Juventude(s) em Debate com alunos de graduação, pesquisadores, educadores sociais e professores. No Projeto Fórum de Entidades e Movimentos Juvenis da Região Metropolitana de Belo Horizonte destaca-se a participação do Programa na realização do Seminário Juventudes e o acesso à cidade: Construindo DIREITOS. Através do acompanhamento e apoio às ações desenvolvidas pelo Fórum, atuamos para fortalecer o diálogo entre organizações juvenis e o poder público na constituição de políticas públicas para a juventude na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No projeto Diálogos, foi realizado um processo de formação de jovens e professores em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, envolvendo 6 alunos da graduação, entre bolsistas e voluntários, promovendo um rico diálogo entre alunos e professores mediado pela equipe.

Para 2008, o Programa pretende continuar realizando atividades de investigação, levantamento e disseminação de informações sobre a situação dos jovens na região metropolitana de Belo Horizonte, estimulando o desenvolvimento de políticas públicas e de projetos orientados para este segmento da população. Através do Projeto Estudos e Pesquisas em Juventudes , deverá dar continuidade à investigação Juventude e escola: uma análise da produção de conhecimentos com apoio do CNPq. Além dessa pesquisa, pretende-se iniciar um novo estudo intitulado Jovens horizontes: trajetórias de jovens moradores em pequenas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda nesse âmbito, manter o site do programa, contribuindo na veiculação de informações sobre a juventude na região.

Fonte: Observatório da Juventude, em 10/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário