terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Livro de Sociologia Para o Ensino Médio do Governo do Estado do Paraná

Boa noite caros leitores, em especial aqueles licenciados em Sociologia,
este ano começa a vigorar a obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia nas escolas brasileiras - públicas e privadas - que oferecem o Ensino Médio. Por ser uma disciplina nova nas grades curriculares e pela grande maioria dos licenciados em Sociologia - inclusive eu - não ter quase nenhuma experiência dentro de sala de aula, este será um grande desafio para os profissionais da área.
Conversando com diversos colegas licenciados e lendo as diversas mensagens que recebo dos fóruns de discussões virtuais que participo, fica claro as principais dúvidas dos futuros professores:
  • O que ensinar.
  • Como ensinar.
  • Que material utilizar.
Com relação às duas primeiras, acredito que o professor só encontrará a resposta com o passar do tempo, com dias e mais dias dentro das salas de aula, e cada um encontrará a sua própria resposta. Logicamente que nada impede que cheguemos a um senso comum a respeito destas questões.
Já com relação à última dúvida, infelizmente ainda temos pouquíssimos materiais didáticas voltados para a Sociologia, e a grande maioria é de qualidade duvidosa. Nos meus tempos de estudante de Ciências Sociais tive contato com o livro Introdução à Sociologia, de Pérsio Santos de Oliveira. Sinceramente, não achei a obra muito adequada para ser utilizado como livro didático, apesar de ser bom como suporte para o professor elaborar seus materiais, o que pessoalmente acho mais interessante do que o uso de livros didáticos.
Já esta semana recebi uma dica de livro por email, é um livro elaborado pelo Governo do Estado do Paraná e que é disponibilizado de graça pela internet. Serei sincero ao dizer que ainda não tive tempo de dar uma olhada no material, mas já ouvi vários elogios a respeito dele. Portanto deixo aqui a dica para quem se interessar em conhecer a obra e utilizá-la.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir